Multidão lota Santuário dos Mártires

Com muita devoção e fé, uma multidão de fiéis lotou o Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, durante a passagem, no dia santificado de ontem, dos 366 anos do massacre de 30 fiéis católicos, inclusive dois padres pelas mãos dos invasores holandeses em 1645.

rodrigo senaDurante a tarde, o Corpo de Bombeiros já contabilizava um público de aproximadamente 5 mil fiéisDurante a tarde, o Corpo de Bombeiros já contabilizava um público de aproximadamente 5 mil fiéis
Além disso, na data 3 de outubro, também se comemorou cinco anos da decretação do dia santificado estadual, ocorrido em 7 de dezembro de 2006, na gestão da então governadora Wilma de Faria.

Este ano também fez 11 anos que os mártires de Cunhaú, atualmente distrito de Canguaretama, e Uruaçu, foram beatificados pelo papa João Paulo II, numa cerimônia realizada na Praça do Vaticano, em 5 de março de 2000. Entre os mortos os padres Ambrósio Ferro e André de Soveral, além de 28 fiéis.

A celebração da missa em homenagem aos mártires começou às 18 horas, justamente na hora do Ângelus, sob a presidência do arcebispo metropolitano de Natal, dom Matias Patrício de Macedo. 

Dom Matias Patrício disse para os fiéis, na abertura da homilia, que todos tinham tinham "muito o  que agradecer a Deus" por aquele momento, que também "fosse proveitoso por todas as nossas intenções".

A classe política também compareceu ao evento religioso, que foi transmitido por diversas rádios de Natal, do interior do Rio Grande do Norte e até da Paraíba e ainda por duas emissoras de TV ligadas à Igreja Católica. A governadora Rosalba Ciarlini destacou ser "a primeira vez" que comparecia à homenagens aos mártires no Santuário situado à margem esquerda do rio Potengi como governadora do Rio Grande do Norte. Outros políticos presentes foram o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, os deputados federais João Maia (PR) e Rogério Marinho (PSDB) e os vereadores natalenses Aquino Neto (PV) e Assis Oliveira (PR).

O tenente do Corpo de Bombeiros, Juandy Luiz Chagas, comandava uma guarnição que foi dar apoio ao evento e dizia, por volta das 16h30, que o  público naquela hora estava em torno de cinco mil pessoas. "O público é muito flutuante, é um entra e sai de gente o tempo todo", chegou a dizer ele. No entanto, o tenente Luiz Chagas confirmou que os organizadores do evento, a Igreja e Católica e a Prefeitura de São Gonçalo, haviam comunicado que a estimativa de comparecimento era de 30 mil pessoas.

Fiéis de diversas paróquias de Natal e do interior, deslocaram-se até o distrito de Uruaçu, como dona Irene Oliveira, 82 anos, que apesar da idade, pediu para vir ao santuário pela primeira vez. "Nunca tinha vindo aqui", dizia ela, que depois teve de ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros em virtude de uma queda de pressão.

Dona Irene Oliveira chegou, por volta das 15:30,, já amparada por uma filha, Selma Oliveira, e a nora Neuma do Nascimento, as quais disseram ela tinha acabado de acordar e no começo da tarde tinham se deslocado das Rocas para Uruaçu.

O evento religioso ainda contou com dois shows gospel, o primeiro da banda Nova Aliança, de Goiás e, antes da missa, os fiéis assistiram a cantora paulista Maria do Rosário, a qual contou para os fiéis que Deus intercedeu por ela em duas ocasiões em que sofreu assalto, tendo, num deles, sofrido um tiro na nuca, mas escapou. Outra vez, o ladrão levou seu carro e outros pertences, mas deixou uma imagem de Nossa Senhora que ela levava no carro.

As comemorações em homenagem aos mártires de Cunhaú e Uruaçu continuam entre os dias 21 e 31 de outubro, na Paróquia do Padre Beato Ambrósio Francisco Ferro, padroeiro do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá em layout > adicionar um gadget > HTML/Javascript e cole esse código: